PALESTRANTES
Prof. Dra. Ana Regina Rêgo (UFPI)
Doutora em Processos Comunicacionais pela UMESP (2010), com estágio de doutorado na UAB/Barcelona (2009). Mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Jornalista pela Universidade Federal do Piauí (1996). Colunista do Jornal O Dia. Coordena o NUJOC-Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação e o Projeto Memória do Jornalismo. Presidente da ALCAR-Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia (Gestão 2015-2019). Tem experiência de mercado na área de Comunicação Corporativa e desenvolve pesquisa nas áreas: História, Historicidade, Memória e Narrativas da Comunicação e Jornalismo; Ética; Webjornalismo; Comunicação organizacional; Marketing, Gestão e Política Cultural. Foi contemplada com o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação na Categoria Grupo Inovador (Comunicação UFPI) em 2014 e na Categoria Liderança Emergente em 2016.
Carlos Said
Jornalista, radialista, professor, advogado, funcionário público, poeta, ex-goleiro do River Atlético Clube. Conhecido popularmente como Magro-de-aço. Recebeu vários prêmios e homenagens: em setembro de 1984, recebeu o título de Comendador; em 1985, a Prefeitura de Teresina institui o Troféu Carlos Said, com o objetivo de premiar e incentivar os talentos de jogadores nas mais diferentes modalidades esportivas a cada ano; em 1987, foi homenageado pelo Grêmio Recreativo Sambão com o samba-enredo Na boca do povo, os biliguinguins do “Magro-de-Aço”; e, em 1988, recebeu a medalha Mérito Conselheiro Saraiva .Decano do esporte e do radiojornalismo piauiense, Carlos Said, dedicou-se sumariamente à crônica esportiva nos jornais impressos e emissoras de rádios e Tvs de Teresina. Fundou a Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Piauí (APCDEP).
Profa. Ma. Thalyta Cristine Arrais Furtado Araújo Gonçalves (UFPI)
Fotógrafa da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Comunicação na linha de Processos e Práticas Jornalísticas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (2017). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (2014). É membro do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC - UFPI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégias de Comunicação (NEPEC - UFPI). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Imagem, Narrativas e Análise de Discurso Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fotografia, Webjornalismo, História da Imprensa, Memória, Jornalismo Literário, Identidade e Cultura.
Prof. Dr. Túlio Henrique Pereira (PPGHB/UFPI)
Desenvolve estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (UFPI), é Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social na Linha História e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade (Multidisciplinar) na Linha Memória, Cultura e Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Também possui Graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atualmente desenvolve pesquisa acadêmica em temas relacionados à Identidade; Identidades Étnicas e Afro-brasileiras; História da Pele e do Corpo Negro no Brasil; Escravidão negra no Brasil Imperial e da Primeira República, suas Imagens Plásticas e Visuais, também nas textualidades narrativas da Literatura produzida no Século XIX; Arte-Cultura; Memória e Representação. É, também, autor de literatura.
Profa. Dra. Algemira de Macêdo Mendes (UESPI)
Doutora em Letras pela PUC-RS (2006) com estágio de doutorado sanduíche em Coimbra-PT (2005). Pós-doutora em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa. Mestre em Teoria Literária pela UFPE(2002) e Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela UESPI (1993). Professora Associada da Universidade Estadual do Piauí/Universidade Estadual do Maranhão, atuando na Graduação e no Mestrado em Letras. Coordena o Mestrado Acadêmico em Letras, o Núcleo de Estudos Literários Piauienses (NELIPI, NELG) e Membro do Comitê Institucional de Pesquisa da UESPI, Conselho Editorial das revistas Pesquisa em Foco (UEMA) e Letras em Revista (UESPI). Membro do CLEPUL-Universidade de Lisboa. Bolsista de produtividade da UEMA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Feminina, História da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura brasileira, Literatura piauiense, Literatura e ensino e Africanas de Língua Portuguesa.
Profa. Ma. Maria de Jesus Daiane Rufino Leal (UESPI)
Mestra em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (2011). Possui Especialização em Telejornalismo pela Universidade Federal do Piauí (2007) e Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (2005). Professora e pesquisadora do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tem experiência profissional em Jornalismo como repórter, editora e assessora de comunicação. Autora do livro Carlos Castello Branco (EDUFPI-2013). Pesquisadora nas áreas de comunicação e política e jornalismo e cultura.
Profa. Dra. Marylu Alves de Oliveira (UFPI)
Doutora em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2016). Possui Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2008) e Graduação em História pela Universidade Federal do Piauí (2005). Professora Adjunto I do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Piauí. Autora do livro “Contra a foice e o martelo: considerações sobre o discurso anticomunista piauiense no período de 1959-1969: uma análise a partir do jornal O Dia” (2007). Desenvolve o projeto de pesquisa “Na Fauna da Onça: as disputas político-sociais no Piauí (1945-1964)”. Pesquisa as seguintes temáticas: Cultura Política, Anticomunismo, Partidos Políticos, PTB, Trabalhismo e Trabalho..
Profa. Ma. Thamyres Sousa de Oliveira (FACEMA)
Mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI (2016). Possui Graduação em Comunicação Social-Hab. Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (2013). Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA). É membro do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC) da UFPI. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Estado Novo, memória, imprensa, censura e história.
Prof. Me. Daniel Vasconcelos Solon (UESPI)
Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2006). Possui Especialização em Comunicação Institucional pela Universidade Federal do Piauí (2003) e Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1998). É professor efetivo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Na UESPI, vem atuando principalmente com os seguintes temas: teoria e ética no jornalismo, história do rádio e alto-falantes, jornalismo comunitário, jornalismo ambiental, democratização dos meios de comunicação e coronelismo midiático. Servidor do Incra, no Piauí, atuando na Assessoria de Comunicação da autarquia.
Prof. Dr. Eliezer Castiel Menda (UFPI)
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Possui Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1990). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em teorias da comunicação, metodologia da pesquisa, videodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia da pesquisa, teorias da comunicação, webjornalismo, mercado publicitário, agência de publicidade, jornalismo rotinas produtivas relações sociais, cultura, identidade, publicidade, comunicação e videodifusão, videopublicitário, linguagem audiovisual.
Prof. Dr. Matheus Barbosa Emérito
Pós-doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Possui Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e Graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Jurídicas de Teresina (2002), Tem experiência na área de Comunicação e Administração, com ênfase em Comunicação, Marketing e produção audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: paródia, fake, imagem, documentário e intertextualidade.
Profa. Ma. Clarissa Carvalho (UESPI)
Doutoranda em Comunicação na PUC-RJ. Mestra em Antropologia e Arqueologia pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Tendências e Perspectivas do Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma universidade. Atuou como professora nos cursos de Comunicação Social da UFPI, Faculdade Santo Agostinho e Associação de Ensino Superior do Piauí. Co-autora do livro M³-Mulher, Mãe, Moderna, publicado pela EDUFPI em 2010. Atualmente é professora assistente do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí. Coordena o grupo de pesquisa COMGÊNERO - comunicação, corpo gênero e sexualidade (UESPI/CNPq). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Comunicação e do Jornalismo. No âmbito do mestrado, desenvolveu pesquisa na área de gênero, maternidade e cibercultura. No Doutorado, desenvolve pesquisa na área de gênero, maternidade, corpo e ciberativismo.
Prof. Dr. Luís Alberto Grijó (UFRGS)
Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2005). É Mestre em Ciência Política pela UFRGS (1998) e Licenciado e Bacharel em História pela UFRGS (1988). Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculado ao Departamento de História (DH). No Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) é membro permanente vinculado à linha de pesquisa Relações de Poder Político-Institucionais desde 2005. Foi chefe do DH entre 2007 e 2009; coordenador do PPGH entre 2013 e 2015; desde 2016 é coordenador acadêmico do Doutorado Interinstitucional PPGH/UFRGS - Instituto Federal do Piauí (IFPI). Tem experiência docente e de pesquisa na área de História, com ênfase em História do Brasil no II Reinado e na República. Áreas de interesse em pesquisa e orientações: história, mídia e poder; história social da política no Brasil e no Rio Grande do Sul; estudo de elites políticas, escolares e intelectuais; estudo de trajetórias sociais; teoria e metodologia da história.